Harmonizar este eixo é a proposta do SOBREPESO REG CARE. Selecionamos para este medicamento a Curcuma zedoaria, a qual apresenta vários efeitos bioativos com destaque para as seguintes propriedades: anti-inflamatória, anti dispéptica, antiespasmódica, imunoestimulante, hepatoprotetora, hipolipemiante, antifúngica, antiséptica, analgésica, cicatrizante, expectorante, antitussígena, antifúngica, antibacteriana e antitumoral. Adicionalmente, a presença da deidrocurdiona nessa planta parece ser capaz de inibir a atividade da ciclooxigenase e formação de radicais livres.
O Bugre, possui bioativos com ação na diurese, na inibição de apetite e para redução de gordura localizada e celulite. Também foram encontrados resultados positivos na redução do ácido úrico e na cicatrização de feridas. Alguns trabalhos citam uma ação na redução de lipídeos plasmáticos, porém sem ação antiobesidade efetiva.
A Cana do brejo, possui fitoquímicos com atividades inibitórias in vitro sobre α-glicosidase, formação de frutosamina, glicação e ligações cruzadas de proteínas induzidas por glicação, anti-inflamatória e antinociceptiva (diminuição da dor). A diosgenina, uma saponina esteroidal de ocorrência natural encontrada em abundância na cana do brejo, é um precursor de alta relevância para a síntese de várias drogas esteroides amplamente utilizadas na indústria farmacêutica, além de possuir ação anticancerígena e efeitos apoptóticos na proliferação celular.
Os bioativos da Moringa estimulam efeitos hepatoprotetores contra lesões hepatocelulares bloqueando o aumento de dois soros, aspartato aminotransferase (AST) e alanina aminotransferase (ALT), ambos indicadores das condições de saúde do fígado. Também possui ação na redução de úlceras gástricas, somando atividade hipoglicêmica, e atividade inibitória da enzima ciclooxigenase e da peroxidação lipídica (alta atividade antioxidante).
Estudos também descrevem que a fibra dietética insolúvel da Kelp Iodine melhorou as características relacionadas à obesidade em camundongos, desempenhou um papel na disbiose da microbiota intestinal e na proteção contra lesão hepática. Também foram observados efeitos hipoglicêmicos e hipolipidêmicos, e alguns trabalhos mostram que duas semanas de administração oral do Kelp iodine reduziram significativamente os níveis de glicose em jejum e aumentaram os níveis séricos de insulina e amilina. outros efeitos também mencionados: anti-inflamatório, antitrombótico e de recuperação na revascularização em diabéticos com doença arterial periférica. Além disso, existem estudos que demonstram que o consumo da Kelp Iodine reduz o peso corporal, a massa gorda, a relação cintura-quadril e o índice de massa corporal e provoca uma melhora na qualidade de vida e no funcionamento físico.
Por último, mas não menos importante, devemos mencionar que trabalhos científicos evidenciaram que o extrato de Alcachofra preveniu um aumento nos níveis séricos de colesterol e nas manifestações de placa aterosclerótica, melhorando sobremaneira a digestão, podendo desta maneira ser utilizada em tratamentos para a obesidade.
O uso etnomedicinal da Pulmonária inclui uso emoliente, anti-tússico, expectorante, antimicrobiano, diurético, depurativo e anti-inflamatório, em distúrbios respiratórios e urinários, devido a sua ação forte na cadeia do ácido araquidônico (potente ação anti-inflamatória). Com a presença de microelementos hematopoiéticos (como Fe, Mn, Cu e Co) na Pulmonária, pode haver uma contribuição em sua atividade antianêmica.